FIQUE POR DENTRO
CONFIRA NOSSAS DICAS

Dicas para a manutenção da madeira

Dicas para a manuteno da madeira

Seria perfeito se a madeira, aplicada em diversos projetos, conservasse sua beleza natural, não é mesmo? Porém, a beleza de uma madeira exposta ao tempo está destinada ao desgaste. E, para reverter essa situação, existem diversos produtos químicos que ajudam na sua preservação, desacelerando o intemperismo (weathering), principal causador do envelhecimento da madeira.

 

O intemperismo deteriora a madeira de forma superficial e lenta, sem que sua capacidade estrutural seja afetada. Um dos seus efeitos é a alteração da coloração da madeira que, em contato com a luz e dependendo da espécie, fica mais clara ou escurece. Outro efeito ocorre quando a madeira é exposta à umidade, tornando-se um fácil local para a proliferação de fungos que provocam o bolor.

 

Um produto químico possuirá maior desempenho se utilizado como forma de prevenção, sendo aplicado à madeira saudável. Entre esses produtos estão o WRP (water-repelent preservatives) e os de acabamento: stains, tintas e vernizes.

 

Outra forma de tratar a madeira é com a utilização de produtos cuja base é de cromo, resistentes às ações de agentes biológicos e que podem receber acabamentos: Arseniato de Cobre Cromatado (CCA) e Borato de Cobre Cromatado (CCB-O).

 

CONHEÇA AS OPÇÕES PARA ACABAMENTO QUE PROTEGEM A MADEIRA:

 

COM PELÍCULA:

 

Tintas e vernizes formam uma película superficial, impermeabilizando a madeira. As tintas são encontradas em diversas cores, entretanto elas não “trabalham” em conjunto com a madeira, facilitando o aparecimento de rupturas e, consequentemente, a entrada de umidade que ocasiona o surgimento de fungos (caso a madeira não tenha recebido tratamento).

 

As tintas também acabam escondendo a textura natural da madeira e, antes de fazer uma nova pintura ou aplicação de verniz, é preciso remover todo o resíduo que nela se encontra. Já os vernizes não escondem a textura da madeira e podem conter filtro solar em sua composição, protegendo a madeira contra a decomposição fotoquímica.

 

SEM PELÍCULA:

 

Stains são impregnantes que penetram na madeira sem a formação de uma película superficial. Mantêm a cor natural da madeira, pois também possuem filtro solar e são divididos em duas categorias: impregnantes de acabamento e preservativos (possuem ação fungicida).

 

Os stains acompanham as oscilações de contração e inchamento da madeira, conforme a exposição à umidade, sem a formação de rupturas. Se a madeira já possui a aplicação de impregnante, não será preciso removê-lo totalmente para uma nova aplicação, bastará uma leve lixada.

 

VEJA TAMBÉM

Como limpar esquadrias de madeira

Como limpar esquadrias de madeira

Dicas para a manuteno da madeira

Dicas para a manutenção da madeira

Como limpar e conservar a madeira

Como limpar e conservar a madeira

Rua 87 nº 553 Qd. F 27 Lt. 65 - Setor Sul - Goiânia - GO

(62) 3945-9652 (62) 3281-9652 (62) 99135-0376

© Copyright MONALIZA ESQUADRIAS EM MADEIRA